sábado, novembro 27, 2004

Como é que se apresenta uma Festa de Natal?

Pois é, pois é... estou a viver uma dúvida existencial...
A questão é que, após ponderarmos imenso (cerca de 24 estonteantes horas), eu e a Juliana (para quem não sabe a Juliana é... simplesmente a Juliana!) lá nos auto-proposemos para apresentar a festa de Natal aqui da escola...

O cenário é animador:

1. Cerca das 8.30 da manhã começarão a chegar miudos do 5ºano ao Polivalente. Porquê? Porque nunca viram uma festa de Natal... se já tivessem visto, nem sequer apareciam...
2. Lá para as 9 chega o resto da "comunidade escolar"... agora é assim que se diz!
3. Em cima do palco, e com meia hora de atraso, eu e e Juliana esboçaremos um sorriso envergonhado, dando bons dias aos "meninos e meninas", sob o olhar atónito da criançada, pouco habituada a ver-nos de gorro de pai-natal com tranças brancas...
4. devido ao som pessimo que caracteriza o espaço, toda a assistência discutirá o episodio de quinta-feira da "Quinta das Celebridades", enquanto, no palco, um grupo de crianças do 6ºano tenta tocar na flauta o "Frére Jacques".... mais uma vez, assistidos por mim e pela Juliana, com um sorriso envergonhado e as mãos a tremer compulsivamente...
5. Depois de 5 ou 6 grupos de meninas a dançar aquelas coisas da moda (Britney Spears e Black Eyed Peas no top), o pessoal começa a ficar cansado. Afinal, é meio-dia e está um calor insuportável dentro da sala, além de duas ou três miudas "bem" do oitavo ano nao terem tomado banho depois de um jogo de vólei no gimnodesportivo. O que é que eu e a Juliana fizemos entretanto? Mantivemo-nos em cima do palco, de sorriso envergonhado... com as mãos a tremer compulsivamente...
6. Finalmente, chegará o Pai-Natal... que dará doces a todas as crianças e... imaginem, não nos dará nada porque, enquanto nós continuamos em cima do palco, de sorriso envergonhado... com as mãos a tremer compulsivamente... , os doces acabaram...

esta é a minha previsão para o dia 17 do proximo mes... depois da festa eu passo ca... e vão ver como nada mudou na descriçao... ;)

Entretanto... aulas de Lingua Gestual sempre a bombar, já sei chamar pela família toda... já sei dizer os dias da semana... e continuo perdida de riso com uma das colegas de Curso, a verdadeira "Loira Burra"...


***

nandita a recuperar a força nas pernas e nos braços... fosgasse lá pra jardinagem...

domingo, novembro 21, 2004

Memórias...

MEMÓRIAS


Se o ar não me entrar pelo nariz
E se a minha boca não se abrir
Se os meus pulmões não receberem
Uma molécula que seja
Desse bendito oxigénio...
Que estarei eu a perder então?
Que é que me segura aqui
E me dá vontade de tentar,
De fazer um esforço
Para conseguir respirar?
Talvez sejas tu, ou tu
Mesmo não estando aqui!
Mesmo não te vendo, ou a ti...
(Sabes que a vida é feita de memórias?)
São elas que o puxam,
ao bendito oxigénio
e o fazem chegar a todo o lado.
Por isso quero viver intensamente,
Para que as minhas memórias
Assegurem a minha sobrevivência
A partir do dia, aquele dia que há sempre,
Em que tu, ou tu, vão desaparecer
Deixando apenas um leve perfume
E as tais “memórias”,
Que não me deixarão morrer...


Fernanda Queirós
25 de Outubro de 2002


São memórias da minha primeira adolescência... é bom pensar que estas palavras tiveram um significado forte para mim. E é também muito bom ver que, passado este tempo, as raivas e as tristezas se diluiram... e ficou só o pó dourado dos dias felizes.

***
nandita nostálgica... e a ouvir "Hallelujah" o que ajuda ao estado... :)

sábado, novembro 20, 2004

Depressão pós-blog

pois, caí em depressão...
o blog ta ca... e NÃO VEM CÁ NINGUÉM!!!!!
vou fazer um grande esforço... e espalhar uns cartazes.
pode ser que passe por ca o mendigo da esquina... ou a bem conhecida "kinhas do caco"... :PPP


....
nandita on a bad mood... lololol

segunda-feira, novembro 15, 2004


Alfabeto em lingua gestual... Encontrei no site http://lgp.fl.ul.pt/arquivo/documentos/lgp2.jpg
Dá para ir treinando...


Lista A para a Associação!! O povo é quem mais ordena :)

domingo, novembro 14, 2004

17º Magusto da Casa da Foz*

* Ah poisé! Começamos a fazer magusto cá em casa no ano em que eu nasci... Factor de extrema importância... ou não... ;)

Estou completamente estafada! Isto de fazer magustos dá uma trabalheira…
A minha irmã já tinha vindo a preparar as coisas para hoje (mesas, louça, até as cortinas do salão lololol), por isso hoje não tivemos muito trabalho nesse ramo…
Mas servir às mesas, ver se está tudo em ordem (“falta o pão”, “falta sumo”… sempre de lado para lado…) e, especialmente, arrumar tudo no fim, é de morrer.
A festa correu bem, pelas nossas contas vieram mais de duzentas pessoas… entre elas um “cantador” ao desafio lolololol muito popular cá na terra, que depois de beber uns copos lá animou a malta…

Não esquecer também a concertina do Cachadinha, de Ponte de Lima, e alguns membros do Cancioneiro de Águeda, amigos do Élio, que vieram ajudar à festa… alem de ficar a conhecer "alive and in colors" o eduardo, um amigo do Élio que eu já tinha encontrado pelo IRC.

Foi porreiro, a Ju e o Estrela e a Renata e respectiva família, além da Ana Sofia, deram lá um saltinho… adoraram o bolo, lolol, honra seja feita às pasteleiras (eu e a minha irmã).


Com isto tudo, o espaço para estudar para Química “ardeu”… ver se amanhã antes do teste dou uma vista de olhos na matéria…


Por agora, vou treinar o alfabeto em LG :)

sábado, novembro 13, 2004

1ª aula

Sobre a primeira aula do curso de LG há muito a contar, mas hoje não há tempo para grandes "conversas", por isso fica só o essencial:

O nosso formador é surdo severo (o que quer dizer que consegue ouvir, mas eu depois explico isto melhor), é extremamente simpatico e também muito paciente connosco... Somos uma turma um bocado indisciplinada lolol
Para começar, aprendemos o alfabeto e os números, as coisas mais "básicas"... um dia destes posto o alfabeto para verem como é simples ;)
Depois volto cá para explicar tudo em detalhe... agora bora lá estudar Quimica.


****

sexta-feira, novembro 12, 2004

Língua Gestual

Primeiro post a sério serve para render as minhas homenagens a quem, por necessidade, utiliza a Língua Gestual.

Começam amanhã as minhas aulinhas de Língua Gestual... e acho que vai ser tão interessante quanto difícil.
Ao pesquisar, encontrei um site com uma notícia sobre a ASP (Associação de Surdos do Porto), onde o responsável diz que muitas das pessoas acabam por desistir de aprender a Língua, porque "o adulto ouvinte está viciado no som".
Espero ser persistente q. b. ... é mais uma fronteira que se abre, é mais uma possibilidade de comunicação, por isso não dá para desistir.

Entretanto, testes e trabalhos à porta... O próximo é o mini de Química... que se vai apresentar sobre a forma de verdadeiras ou falsas, justificando tudo e mais alguma coisa... precisamente onde eu falhei redondamente no último teste... Oh my God... toca a estudar!

****
depois vou passando por cá

quinta-feira, novembro 11, 2004

Só para começar

Já há muito que visito com alguma regularidade uns (poucos) blogs... e assaltou-me a curiosidade.
Como é que isto se faz? Tem alguma piada? Se calhar até vou experimentar... só p'ra ver no que dá...

E cá estou eu! O meu nome tá ali em cima no canto superior esquerdo... as coisas que escrevo aparecem nesta janelinha...
É... isto tem piada... :)

mais desenvolvimentos nos próximos serviços noticiosos