quarta-feira, dezembro 16, 2009

Branco

O entusiasmo da primeira neve é algo que nunca se perde. E repete-se sempre, a cada novo nevão, com a pureza inicial.
Nem sequer acordada estava, na verdade não queria acreditar que já era dia outra vez, e limitei-me a responder mecanicamente ao som cheio do despertador, abri um olho, depois o outro, e li uma mensagem "...vai à janela...", já enviada havia umas horas. Afinal, o granizo que caía quando me deitei tinha-se transformado. "Será?"

E lá estava ela, a cobrir a rua, a polvilhar os carros estacionados... Neve de novo, pouca, tímida, de um carácter português envergonhado, como quem aparece só para dizer olá, e pensa logo que está a incomodar. As poucas pessoas que passavam na rua, faziam-no de forma cuidadosa, a estrear trilhos nos passeios cobertos de algodão doce.


Soube bem. Acordar com a cara gelada, e os olhos de criança, como se visse neve pela primeira vez. Porque os dias de Inverno com neve não são o mesmo que os dias de chuva. São dias claros, e o frio que nos corta também nos acorda. Obriga-nos a reagir, a expulsá-lo com firmeza. Há uma esperança diferente nos dias gelados. Exactamente o que precisava hoje!

E sim, deu saudades... mais do que as que matou.

5 comentários:

X3C0 (Andre Mendes) disse...

n sei se a ti te aconteceu o mm, mas mal vi que tinha nevado, por volta das cinco da tarde lol fikei com imensas saudades do tempo de erasmus, dakelas temperaturas negativas, que nos assolavam..

beijo

carlos_guimarães disse...

eu tinha-te dito... :D

Nandita disse...

Claro, passa muito por aí, e por outras memórias mais antigas :)
(oh Carlos, foste mesmo tu que me disseste. Quem mais te parece que fica a olhar para o ar às 4 da manhã, à espera que a neve caia? ;) )

carlos_guimarães disse...

eu tinha-te dito... que ia deixar saudades do erasmus ver a neve! --'
é preciso explicar tudo? XD

Nandita disse...

Desculpa, a esta altura dos acontecimentos é uma sorte se eu consigo escrever duas palavras seguidas ;)